quinta-feira, 28 de maio de 2009

DINÂMICA DA FLOR!!!




Essa dinâmica só “funciona” com alunos maiores - à partir de 13 anos - e turmas que que já se conhecem a bastante tempo.

O material é mais específico : folhas coloridas A4, de várias cores , quanto mais variado melhor. Sugiro o Creative Papers - que aqui no Recife é comprado em qualquer papelaria e tem várias cores.

Bom vamos à Dinâmica ?


Leve a sua turma para um lugar com bastante espaço - a quadra ou o pátio - faça uma roda enorme com a turma toda. Distribua uma folha para cada aluno, certifique -se que não tem folhas de uma só cor .

Peça para os alunos segurarem a folha no comprido bem na pontinha, de modo que ela balance . Diga para balançarem e tirarem “música da folha” . Deixe-os tentarem.

Depois, fale para que os alunos amasse a sua folha, bem amassadinha. Peça, então , para desdobrar a folha . Deixe-os falar : “Puxa, primeiro amassa e depois desamassa ! ” “Que pena, a minha folha tava tão linda ! “

Agora, volte a pedir que tirem música da folha . Eles certamente não conseguirão . Fale como é ruim depois dos sentimentos amassados, você retirar coisas boas, como música. Mas sempre há um jeito de arrumar isso.

Fale para cada aluno fazer um “copinho” com uma das mãos. E vá pedindo para que devagar coloque a folha no copinho pelo meio, até arrumar a flor. Introduza a sua folha na mão do copo pelo centro com a ajuda da outra mão até que fiquem as partes de fora da folha, com se fossem as pétalas. Enrole o cabinho que está “dentro do copo / mão” e mostre a turma como se faz.

Depois, faça a turma trocar de flores . Dar para alguém que você magoou, dar para alguém que você quer conhecer melhor, dar para um amigo. Fale que todos devem trocar de flores.

COMENTÁRIO:Nessa dinâmica podemos, falar de sentimentos,de amizade,da importância de
cooperar e se ajudar.Podemos conversar sobre o planeta, o meio ambiente amassado e desprotegido da ação do bicho homem.
Qual "flor" você poderia dar a esse planeta?O que fazer para que ele não seja mais destruído?
Exigirá do coordenador cuidados e atenção especiais.

3 comentários:

V.F.S. disse...

Amei a dinâmica!!
Vou usar na minha palestra sobre a rosa no encontro de jovens do GRUPO ESCALADA DE COLATINA-ES!!!

^^

Unknown disse...

Ja fiz essa dinâmica e o resultado foi surpreendente.

Unknown disse...

Adorei essa dinâmica.